- A mobilização dos caminhoneiros é organizada apenas por alguns setores da categoria
- FETAC do Espírito Santo não apoia a greve
- ABCAM diz que os caminhoneiros não vão aderir à paralisação
Um áudio sobre uma mobilização dos caminhoneiros viralizou no WhatsApp nos últimos dias. Na mensagem, uma mulher alerta sobre a paralisação da categoria e sobre uma possível crise de abastecimento: “a nossa última oportunidade de colocar o Brasil em dia é 7 de setembro. Se não der certo, quem tem passaporte pode ir embora do país, viver em outro lugar porque aqui vai virar comunismo”.
Ela também faz alusão aos pedidos por voto impresso: “se vocês tiverem, vocês que são lojistas, tiverem algum pedido de fora do estado pra manter o seu comércio, antecipe esses pedidos porque depois dessa data a gente não sabe quanto tempo vai durar essa paralisação. Vai ser até resolver o problema lá do STF [Supremo Tribunal Federal], do voto impresso, essa coisa toda”. O Yahoo Brasil explicou como é feita a auditoria das urnas eletrônicas.
O nome de Ubirajara Nobre Carlos, conhecido como Bira, é citado na mensagem. Na página “Manifestação Dos Caminhoneiros Do ES”, ele aparece em um vídeo direcionado aos caminhoneiros. Na publicação, ele confirma a veracidade do áudio, endossando a mobilização dos caminhoneiros para o dia 7 de setembro e diz que a manifestação é espontânea. Bira foi candidato a vereador em 2016 pelo PEN e a deputado estadual pelo Espírito Santo em 2018 pelo PR, mas não foi eleito.
À reportagem, o presidente da Associação Brasileira dos Caminhoneiros (ABCAM), José da Fonseca Lopes, disse que os caminhoneiros não vão aderir ao ato. “A ABCAM não vai aderir à paralisação, mas respeita a atitude dos caminhoneiros”, afirmou.
O Yahoo! Notícias conversou com a Federação dos Caminhoneiros Autônomos de Cargas e Bens do Estado do Espírito Santo (FETAC-ES). A Diretora de Assuntos Fiscais e Sindicais, Angela Leal, disse que a entidade não apoia a greve dos caminhoneiros que está sendo mobilizada por alguns trabalhadores autônomos: “estamos aderindo à manifestação somente no dia 7 de setembro”, declarou.
Entramos em contato também com o Sindicato dos Transportadores Autônomos de Carga (SINDITAC) de Vitória, no Espírito Santo, mas a entidade não quis comentar os questionamentos da reportagem.
Siga-nos nas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/brasilavulso/
Twitter: https://twitter.com/brasilavulsoo
Veja mais matérias: https://brasilavulso.com/